Sobre
O Center For Critical Imagination (CCI) foi criado no âmbito do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento em São Paulo com apoio da Open Society Foundations (OSF).
Integrante da rede Emerging Political Economies (EPE), o objetivo do CCI/Cebrap é colaborar coletivamente com a formulação de alternativas ao paradigma neoliberal a partir da realidade brasileira.
A partir de uma atuação interdisciplinar, o CCI/Cebrap irá mapear quais são as atuais tendências globais de desenvolvimento e analisar de forma crítica as propostas de superação do paradigma neoliberal, dialogando, sobretudo, com propostas originadas pelos integrantes da rede EPE.
Suas principais linhas de pesquisa atuais são “Desigualdades e desenvolvimento em contextos metropolitanos” e “não-metropolitanos e Esfera pública, representação e democracia”.
A primeira visa investigar dinâmicas de informalidade e precariedade no mercado de trabalho urbano e formas de dominação em territórios rurais tendo em vista contextos relacionados à plataformização do trabalho, à transição ecológica e à construção de um sistema nacional de cuidado.
Já a segunda linha de pesquisa se propõe a compreender de forma aprofundada o surgimento de novas formas de representação política na esfera pública diante da reconfiguração das relações entre Estado e sociedade civil, sobretudo a ascensão de partidos digitais de extrema-direita e o crescimento das igrejas evangélicas.
A ideia é que as investigações levadas a cabo em ambas as linhas possam formular diagnósticos originais das tendências atuais e fomentar a imaginação de novas formas de organização social e econômica no Brasil e em uma perspectiva global.
Nesse sentido, a tradição intelectual do Cebrap é de fundamental importância para o CCI. O Cebrap é reconhecido por suas contribuições originais e de alto impacto acerca da realidade brasileira em um contexto global, como a formulação da Teoria da Dependência, importante fonte de inspiração para pensar criticamente o lugar do Brasil em meio a novas tendências globais de desenvolvimento.
O CCI abriga hoje investigadores seniores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento. Além de oferecer formações e cursos públicos e gratuitos ao público em geral, também irá levar a cabo iniciativas de divulgação científica de suas principais discussões e pesquisas, com o objetivo de alargar o campo de debates no país.