Hoje as disputas em torno de direitos são atravessadas de forma central pela religiosidade. Assim, compreender as relações entre religiosidade e esfera pública é fundamental para pensar as configurações atuais e futuras da sociedade. Por esse motivo, esta linha de pesquisa se debruça sobre dois problemas principais no âmbito nacional: compreender como a esfera pública contribui para a construção de um senso comum acerca da religião, levando em consideração marcadores sociais da diferença, como etnia, raça, gênero, sexualidade e classe; e compreender como a religiosidade contribui para a produção de um senso comum acerca de direitos e cidadania. A investigação relacionada ao primeiro problema de pesquisa irá compreender uma análise histórica de reportagens e artigos de opinião em jornais. Já o segundo problema de pesquisa será abordado em três frentes etnográficas: o agrocristianismo; o ensino religioso em escolas públicas; e o modo como organizações cristãs, seculares e muçulmanas tratam e acolhem populações migrantes e refugiadas não-cristãs e não-ocidentais.
Publicações
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Religious School Education in Brazilian Supreme Federal Court voting: religion as a belief
Secular Studies
Paula Montero
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Arquiteturas Religiosas e a Construção da Esfera Pública
Paula Montero
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Religious Pluralism and Law in Contemporary Brazil
Paula Montero
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Antropologia e Missão: reflexões teórico-metodológicas
Antropologia e Religião
Paula Montero
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Creencias y religión: reflexiones en torno a los trabajos de investigación
Red de Estudios de Historia de la Secularización y la Laicidad
Paula Montero
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Ensino religioso escolar nos votos do STF: a religião como crença
Estudos De Religião
Paula Montero