Agenda
Próximos eventos
-
18/junho/26
Lançamento do livro "Imaginações Pós-Capitalistas"
📅 18 de junho, das 15h às 18h 📍 Auditório do Cebrap | Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo/SP
Passados
-
18/junho/26
Lançamento do livro "Imaginações Pós-Capitalistas"
📅 18 de junho, das 15h às 18h 📍 Auditório do Cebrap | Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo/SP
-
28/maio/26
Ciclo de Conferências O que vem depois da nação? Arte e Política no Brasil Conteporâneo
📅 28 de maio, das 18h às 21h 📍 Auditório da Pinacoteca Luz | Praça da Luz, 02 - Luz, (Edifício Pina Luz), São Paulo/SP
-
14 - 15/maio/26
Seminário: O futuro da cidadania no Brasil
📅 14 de maio (13h30 às 18h30) e 15 de maio (9h às 17h30) 📍 Auditório do Cebrap | Rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo/SP
-
26 - 27/março/26
Seminário Brasil na nova ordem mundial: economia, geopolítica e clima
📅 26 de março (14h às 18h30) e 27 de março 10h às 18h30) 📍 Centro Universitário MariAntônia (USP) | Rua Maria Antônia, 294 - Vila Buarque, São Paulo/SP
-
23 - 06/março/26
Cursos Livres CCI: Escola de Verão 2026
São Paulo/SP
-
15/outubro/25
Plataformas e trabalho no México
📅 15 de outubro, às 14h 📍 Cebrap — Rua Morgado de Mateus, 615, São Paulo 🗣️ Debate em português e espanhol
-
Das 10h às 13h
Debate do texto "O Brasil sob Trump", do professor Marcos Nobre
Uma reflexão sobre a subglobalização em tempos ameaçadores
Para ter acesso ao texto: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-brasil-sob-trump/
-
23/maio/25
Hackeando partidos: como o bolsonarismo se tornou uma máquina digital de poder
Lançamento do relatório "O Partido Digital Bolsonarista"
17h, auditório do Cebrap.
-
11/dezembro/24
O futuro do PT
“O Futuro do PT” será o tema do nosso último seminário do ano, que acontece na próxima quarta-feira, dia 11 de dezembro, no Auditório do Cebrap!
-
06/dezembro/24
Debate do livro "O Brasil em Disputa", de Pedro Rossi
Sexta-feira, no Auditório do Cebrap, acontece o debate do livro "O Brasil em Disputa", de Pedro Rossi.
-
29/novembro/24
O Agro e o governo Lula
Participe do nosso seminário "O Agro e o governo Lula" que vai debater as políticas sobre o agronegócio do governo.
-
21 - 22/novembro/24
Neoliberalismo e Paradigmas Pós-Neoliberais
Local: Centro MariAntonia/USP R. Maria Antônia, 294 - e 258 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01222-010
-
28/outubro/24
O grande recuo: A política pós-populismo e pós-pandemia
Encontro no Tapera Taperá
-
17 - 27/fevereiro/25
CCI Summer School 2025
Local: Auditório Cebrap R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04015-051
-
25/outubro/24
Transformação digital do Estado
Local: Auditório Cebrap R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04015-051
-
18/outubro/24
Influenciadores digitais e política
Local: Auditório Cebrap R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04015-051
-
23/outubro/24
Caminhos e bloqueios para imaginar uma cidadania pós-neoliberal no Brasil
Local: Unicamp – mesa no encontro anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)
-
27 - 29/setembro/24
Political Economy of the Global South Conference in Cairo
Political Economy of the Global South Conference Local: The American University in Cairo
-
20/setembro/24
Celebração dos 15 anos do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (Cebrap)
Local: Cebrap R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04015-051
-
22/agosto/24
Brasil no Tabuleiro Mundial: novas dinâmicas de dependência
A Tapera Taperá recebe Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp e pesquisador do CCI/Cebrap e Maria Fernanda Sikorski, editora sênior da revista Phenomenal World, para discutir a conjuntura internacional frente às eleições que ocorreram na Europa e Estados Unidos num mundo de tensões cada vez mais polarizadas.
-
30/agosto/24
O que vem depois do neoliberalismo?
Local: Auditório Cebrap R. Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04015-051
-
Seminário Internacional sobre Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas
Ciclo de Conferências O que vem depois da nação? Arte e Política no Brasil Conteporâneo
Entre as muitas formas que a relação entre arte e política assumiu no Brasil, o nacional-popular foi o paradigma que mais profundamente organizou o século 20, atravessando o modernismo, o desenvolvimentismo e as tensões do campo cultural sob a ditadura. O que ocupou seu lugar, e o que ainda está sendo disputado, é o tema do novo Ciclo de Seminários promovido pela FGV Arte e pelo CCI/Cebrap com apoio da Pinacoteca de São Paulo.
Ao longo de 7 encontros, entre maio e novembro de 2026, pesquisadores, críticos e curadores se reúnem para discutir como as artes visuais, o cinema e a música responderam a dois momentos históricos: o da globalização neoliberal na virada do século e o das novas formas de contestação estética e política que emergiram nos anos 2010 e 2020, quando sujeitos historicamente invisibilizados passaram a disputar os próprios termos segundo os quais as instituições organizam suas narrativas e critérios de valor. O ciclo integra a linha de pesquisa Arte e Política: o Brasil em disputa, primeira linha de pesquisa da FGV Arte. Os seminários, abertos ao público mediante inscrição prévia, serão realizados na FGV Arte São Paulo, na Pinacoteca de São Paulo e no Cebrap.
Estão abertas as inscrições para a primeira conferência do Ciclo (link abaixo).
Conferência: SOB OS ESCOMBROS DO NACIONAL-POPULAR
Ementa: Ao longo da maior parte do século 20, o paradigma nacional-popular informou o debate e as ações na economia, na política e na cultura no Brasil. A constituição de uma nação soberana estaria vinculada à agência daqueles que mais sofriam as consequências do subdesenvolvimento no país. Os limites desse paradigma foram, contudo, postos à prova durante a ditadura civil-militar, forçando seus defensores a reconhecerem seus limites e a propor outras maneiras de imaginar o Brasil. A consolidação da globalização neoliberal na virada do século reforçou o abandono daquela ideia-força, fortalecendo, em suas duas primeiras décadas, outras maneiras de pensar e representar, no campo da arte, a relação entra nação e povo, levando em conta as fraturas, contradições, disputas e violências que constituem o país. A aula irá situar essa ruptura e esboçar os principais traços dessas outras ideias de Brasil.
Sobre o conferencista:
Moacir dos Anjos é curador, escritor e pesquisador. Hoje é coordenador-geral do Museu do Homem do Nordeste, na Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (2001-2006). Foi curador na 29 Bienal de São Paulo e das exposições Negros na Piscina (Pinacoteca do Ceará com Fabiana Moraes) e Arte Subdesenvolvida (CCBB SP, RJ, BH e Brasília). Publicou recentemente o livro Ataque à indiferença, ensaios sobre arte e política pela Cobogó.
Certificados serão disponibilizados àqueles que obtiverem 80% de frequência no ciclo.